quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DICA DE FILME PARA UMA AULA SOBRE ÉTICA, DISCIPLINA, HISTÓRIA DE ROMA ANTIGA



A história se passa em 1976 numa escola norte-americana St. Benedict, que forma alunos para serem governantes, líderes. É um colégio interno frequentado pela elite, onde um professor de História Romana, chamado Hundert, enfrenta uma luta diária de advertência ao aluno Sedgewick, filho de uma senador. É um aluno que quebra as regras da escola que preza tanto pela disciplina. 

O professor com muito esforço usa frases de filósofos para conscientizar os alunos de que "o fim depende do início" e que "o caráter de um homem determina o seu destino".

Passados 25 anos, a história se repete numa cena de desonestidade a qual o aluno Sedgewick está disposto a passar por cima dos princípios para se destacar, ficar famoso, uma vez que era a vontade de seu pai que ele se tornasse um líder.

O antigo diretor vem a falecer, a escola se torna mista, porque até então era só para homens, o professor Hundert se liberta do peso na consciência, revelando a um aluno que tinha dado a chance a outro na competição, e recupera a autoestima quando vê que o filho de um ex-aluno dá a esperança de que haverá bons frutos do seu trabalho, apesar dele ter se frustrado como professor de Sedgewick, que só pensava em subir na vida pisando os outros.

Eu recomendo que seja trabalhado em sala de aula do 8º ano ao ensino médio, para que os alunos entendam como deve ser a contribuição deles para a sociedade, sem deixar de lado as virtudes, pois como diz o provérbio bíblico: "melhor é o bom nome e a boa fama do que as muitas riquezas, e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro". Provérbios 22:1

Estamos precisando muito resgatar os valores sociais em nosso lar e na escola, pois não é a rua quem ensina; ao contrário, deseduca.


Nenhum comentário: