terça-feira, 2 de julho de 2013

SOBRENOMES CAJADO E VARA



Sobrenomes portugueses. CAJADO significa bordão, objeto usado por pastor para resgatar a ovelha que caía em área perigosa, acidentada. Também existe o sobrenome VARA que é outro objeto com função semelhante à do cajado, sendo que a vara é lisa na ponta, enquanto o cajado possui uma voltinha com a ponta para cima, para melhor apoio na hora de puxar o animal, tipo cabo de guarda-chuva.
São termos ligados à religião. Então, trata-se de mais um sobrenome dos cristãos-novos, dos judeus que foram forçados a se converterem ao catolicismo. Existe um termo usado na bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida, no Salmo 23:4, que diz: "...a tua vara e o teu cajado me consolam". Dão ideia de proteção e arrimo.
Variantes de Vara: Varanda, Varandas, Varani, Varago, Varajão, Varejão, Varal, Varaldo, Varallo, Varalonga, Varão, Varascal, Varaschin, Varasdi, Varaskin, Varasquim, Varassin.
As pessoas que possuem tais sobrenomes costumam dizer que o seu sobrenome veio da Argentina, Espanha, México, Itália, porém são ramificações, pois o mais provável é que tenha se originado em Portugal e depois se espalhado.
Quem tiver outra explicação diferente e só me informar, que me acrescentará mais conhecimento.

Fonte: Relação nominal nas redes sociais (Google, Facebook, Orkut, Gmail), livros, revistas, amigos, e de  resultado de concursos.

2 comentários:

Unknown disse...

obrigada amiga.

lina

Unknown disse...

Meu sobrenome é Vara e sua origem é de Portugal mesmo. Meu pai disse q havia um ancestral espanhol.
Mto obrigada pela informação. Acredito q sejamos mesmo descendentes de cristãos novos.