quarta-feira, 10 de abril de 2013

QUANDO SE DEVE DIZER ALELUIA

Aleluia é uma expressão bastante usada no meio cristão, significando alegria. Ela aparece com frequência nos Salmos, no sentido de Louvado seja Deus, Glória a Deus, principalmente, quando se alcança uma graça, um milagre.
Um dia, uma pessoa de outra denominação perguntou se eu não digo aleluia, e eu falei que acho a palavra belíssima, e o seu sentido, mais ainda, no entanto, tem a ocasião certa para dizermos, pois encontro pessoas fanáticas que usam com repetição desnecessária, tipo: Vamos ficar em pé, aleluia. Vamos abrir a bíblia, aleluia. Vamos cumprimentar as visitas, aleluia...
Gente, eu digo assim: Deus me deu um livramento, aleluia. Deus me deu muitas bênçãos, aleluia. Devemos pronunciar, sentindo a palavra, e não por costume, de forma mecânica. Só sei que o entusiasmo expressa que estamos repletos de tudo de bom que Deus nos dá, e dizemos “aleluia”, naturalmente. É assim que deve ser. Tão natural, que brota juntamente com um cântico, de uma pessoa que se sente agraciada. É uma sensação maravilhosa, pois quando nos damos conta, já estamos cantando.
Curiosidade: Existe o sobrenome Aleluia (a família Aleluia). Localizem no meu livro, nos sobrenomes ligados à religião. 

Um comentário:

Unknown disse...

Grato por este esclarecimento.