domingo, 28 de abril de 2013

FRASES DE CAMINHÃO

Eu viajo com frequência por alguns interiores do Rio Grande do Norte e vejo caminhões e carretas com frases na parte traseira. Isso vem de muitas décadas. Pensando bem, isso me chama a atenção desde que eu era criança. Algumas expressam a saudade de quem está sempre na estrada, e longe da família. Outras são irônicas, divertidas.
Como pesquisadora da Língua Portuguesa e do nosso folclore, reconheço que devemos aproveitar essa sabedoria popular, e sei que muitos pensam como eu, pois fiz trabalhos em escola quando era estudante e depois que passei a lecionar. Os caminhoneiros têm seus momentos de alegria, angústias, saudades, e vão levando cargas por esse Brasil. Quem transporta até supermercados, mercadinhos, shoppings? Eles têm muitas histórias para contar, e experiências. Eis aqui algumas frases que eu presenciei na estrada:
1)    20 buscar.
2)    Dirigido por mim, guiado por Deus.
3)    Feliz foi Adão que não teve sogra.
4)    Vou, mas volto.
5)    Falar de mim é fácil, difícil é ser eu.
6)    Jesus te ama e eu também.
7)    O céu é o limite.
8)    Não me inveje, trabalhe.
9)    Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital.
10)  Beijo é igual a ferro elétrico: liga em cima e esquenta embaixo.
11)  Se casamento fosse bom não precisava de testemunha.
12)  A mata é virgem porque o vento é fresco.
13)  O Senhor é meu pastor, e nada me faltará.
14) É velho, mas é meu.
Tenho várias dos trabalhos que fiz com alunos, mas faço questão de postar as que eu coletei.


            

Nenhum comentário: