segunda-feira, 1 de abril de 2013

EXPRESSÕES POPULARES - PARTE I


1-“Estou mais quebrado do que arroz de terceira”.
2-“Fulano é mais conhecido do que farinha em feira”.
3-“Jogou verde para colher maduro”.
5-“Lá em casa quem canta de galo sou eu”.
6-“Você é homem ou é galinha?”.
7-“Fulano anda mais que burrinha de padre”.
8-“Não faça pantim”.
9-“Pensou de fazer um giro fez um jirau”.
10-“Eu vi com esses olhos que a terra há de comer”.
11-“Fulano tomou água de chocalho”.
12-“Fiado só amanhã”.
13-“Fiado só na lua”.
14-“Fiado é como barba, se não cortar, cresce”.
15-“Não fale em fiado, por causa de fiado foi que perdi meu melhor amigo”.
16-“Fulano é feio, que dói!”.
17-“Fulano é cobra criada”.
18-“Fulano tem pavio curto”.
19-“Fulano tem cabeça porque prego tem”.
20-“Fulano fala pelos cotovelos”.
21-“Eu amarro o burro onde o dono manda”.
22-“Fulano mora onde Judas perdeu as botas”.
23-“Fulano mora onde o vento faz a curva”.
24-“É melhor falar primeiro com o dono dos porcos”.
25-“Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”.
26-“Dois bicudos não se beijam”.
27-“A noite é uma criança”.
28-“Fulano é mão-de-vaca”.
29-“Fulano e sicrano são farinhas do mesmo saco”.
30-“Dessa mata não sai coelho”.
31-“Desse mato não sai cachorro”.
32-“Fulno nasceu com as costas pra lua”.
33-“Fulano só pode ter jogado pedra na cruz”.
34-“Fulano saiu com o rabo entre as pernas”.
35-“Bateu com a língua nos dentes”.
36-“Pernas, pra que te quero”.
37-“Fulano tem sangue azul”.
38-“Fulano tem sangue de barata”.
39-“Lágrimas de crocodilo”.
40-“Manda quem pode, obedece quem quer”.
41-“Não me inveje, trabalhe”.
42-“Chuva com sol, casamento da raposa”.
43-“Fulano tem carta branca”.
44-“Coar o mar com urupema”.
45-“Tapar o sol com a peneira”.
46-“Tirar o cavalinho da chuva”.
47-“Fulano mudou da água para o vinho”.
48-“A vaca foi para o brejo”.
49-“Gatos pingados”.
50-“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
51-“O bom cabrito é o que berra”.
52-“Estou na missa sem ver o padre”.
53-“Vá caçar ninho de avião”.
54-“Fulano pisou na bola”.
55-“Fulano não tem papa na língua”.
56-“Fulano não tem pano para as mangas”.
57-“Fulano é um pé rapado”.
58-“Vá catar coquinho”.
59-“Quem tá na chuva tem que se molhar”.
60-“Vá plantar batatas”.
61-“Tão certo como Deus existe”.
62-“Tão certo como dois e dois são quatro”.
63-“Tão certo como 10 mais 10 são 20”.
64-“Você está procurando sarna pra se coçar”.
65-“Ele é amigo-da-onça”.
66-“Deus escreve certo por linhas tortas”.
67-“Pau que nasce torto, morre torto e até a cinza é torta”.
68-“Aquieta o facho”.
69-“Ele acordou com o pé esquerdo”.
70-“Levanta pra cair de novo!”.
71-“Pé na tábua”.
72-“Pé na jaca”.
73-“Quem gosta de velho é fundo de rede”.
74-“Você está no mundo da lua”.
75-“Não faço chover, mas preparo o tempo”.
76-“Quando a galinha criar dente”.
77-“Ele anda como cobra em areia quente”.
78-“Estou vendendo a preço de banana”.
79-“Você falou um quilo e eu não entendi um grama”.
80-“Você falou uma farmácia e eu não entendi um comprimido”.
81-"Parece a cantiga da perua".
82-"Não mate o peru antes da festa".
83-"Estou careca de saber disso".
84-"Eu sou de lua".
85-"Fulana é uma doida varrida".
86-"A prova foi água com açúcar".
86-"Os nervos à flor da pele".
87-"Estou no mato sem cachorro".
88-"É uma mão na roda".










Nenhum comentário: